Mestre Miguel MachadoMestre de Armas no Club Setubalense e Dir. Técnico da Federação Portuguesa de Esgrima
A esgrima moderna é uma modalidade desportiva Olímpica que tem as suas raízes tradicionais no duelo de cavalheiros com arma branca, com regras de combate definidas e onde se prestava especial atenção aos mais elevados princípios de conduta e cortesia pelo adversário.
Actualmente existem três tipos de arma desportiva que correspondem às categorias de competição em espada, florete e sabre.
Na esgrima desportiva o objectivo continua, como no passado, a ser o de "tocar sem ser tocado", mas com a salvaguarda da protecção dos desportistas também chamados de atiradores.
Estes utilizam, obrigatoriamente, máscara, gilê ou colete e calções fabricados com tecido bastante resistente, por forma a proteger a cabeça tronco e membros do atirador.
As armas desportivas são adaptadas para poderem ser utilizadas com segurança pelos jogadores nos duelos ou assaltos.
Esta modalidade, pelas suas características permite - a par de um bom desenvolvimento atlético dos seus praticantes - promover e aprofundar aspectos relacionados com a autodisciplina, raciocínio estratégico e psicomotricidade (sobretudo ao nível dos reflexos e da coordenação de movimentos).
A esgrima é também um desporto que desempenha um papel fundamental na formação de qualidades humanas, pela sua exigência ao nível do civismo e respeito pela dignidade própria e do adversário.